Enunciado
Física - Hewitt - Física Conceitual- Ed: 12º - Capítulo 31.Questões de Revisão - Ex. 13
Quando a luz se comporta como uma onda? Quando ela se comporta como uma partícula?
Passo 1
Fala pessoal, belezinha? Vamos entender os processos da dualidade onda/partícula da luz, então prepara o material e vamos resolver a questão.
Nós já sabemos que a luz tem natureza dual, e por causa disso, tanto pode se comportar como onda, tanto pode se comportar como uma partícula. Analisando alguns fenômenos, temos as características dessas duas naturezas, por exemplo, partículas não podem difratar, mas se deixarmos a luz passar pelas lentes difrativas, ela difratará, e por isso, se comportará como uma onda.
Se observamos a refração da luz, podemos descrever o movimento da luz como uma partícula ou onda, uma vez que ambas refratam da mesma maneira. No caso do efeito fotoelétrico, a luz vai ser um fóton (uma partícula de luz) que vai atingir o elétron e dá ao elétron sua energia.
Passo 2
Fazendo aquele belo resumo sobre os comportamentos da luz, quando observamos o movimento, podemos considerar como uma onda, ao menos que observar a luz como uma partícula vai simplificar nossa observação.
No caso da interação da luz com qualquer outra partícula, vamos também a luz como uma partícula, o mesmo raciocínio serve quando for simplificar a observação.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)