Mostre a partir da lei de Lenz que o efeito Meissner implica em condutividade perfeita, mas que a condutividade perfeita não implica em efeito de Meissner.

Passo 1

Falaaaaa rapaziada tudo blz?

Nesta questão ele pede para mostrar a partir da lei de lenz que o efeito meissner implica na condutividade perfeita que o contrário não ocorre , para isso vamos considerar o campo total dentro do supercondutor como a soma de um campo externo e em campo interno devido às correntes configuradas no material conforme o campo externo.

Passo 2

Pela lei de lenz, se o campo total é zero e se tentarmos mudar o campo externo, as correntes induzidas fluem de modo a estabelecer campos internos opostos, de modo que o campo total permaneça zero. Sendo o material capaz de fazer isso, as correntes vão poder responder ao campo externo variável, com isso o efeito meissner implica ρ = 0

O que se sabe é que a lei de lenz afirma que uma corrente induzida fluirá de uma forma que se oponha a mudança que a produziu, mas isso não implica que a mudança original será anulada completamente mesmo que ρ = 0

Passo 3

Portanto, a configuração atual pode ser independente de T, caso B T = 0 (efeito meissner), não podendo satisfazer por todo tempo.

Resposta

a configuração atual pode ser independente de T, caso B T = 0 , não podendo satisfazer por todo tempo.

Ver Outros Exercícios desse livro