Enunciado

Um objeto está se movendo a uma velocidade variando. Sobre todas as alternativas a seguir, qual deve ser verdadeira? E qual não pode ser verdadeira?

  1. Nenhuma força atua sobre o objeto
  2. Uma força simples atua no objeto
  3. Duas forças atuam simultaneamente no objeto
  4. Três forças simultaneamente atuam no objeto

Passo 1

E aí gente, tudo bem? Então esses exercícios da seção “foco nos conceitos” são de extrema importância pra começar a pegar no engate das coisas na mecânica. Porque em física 2 coisas te ajudam muitoooo na hora de resolver as questões: A primeira é você sempre fazer um desenho de esboço e outra coisa é você ter bem fundamentado a teoria, porque isso pode te poupar tempo e MUITA conta!

Então, vamos desenhar o nosso objeto andando a velocidade constante!!!

Passo 2

A gente sabe que pela nossa primeira lei de Newton, para um corpo em equilíbrio dinâmico, o somatório de todas as forças deve ser zero necessariamente. E o que significa equilíbrio dinâmico? Bem, esse termo implica dizer que o corpo pode estar ou parado, isso acontecerá quando as forças atuando tiverem mesma direção, mesmo módulo e sentido opostos, ou ainda pode dizer que o corpo tem aceleração nula. Vamos olhar a equação!

∑ F = m a

De acordo com a primeira lei de Newton, o somatório das forças para um corpo deve ser igual a massa multiplicada pela aceleração. Você concorda comigo que a massa de um objeto nunca será nula. Ela pode ser até muito pequena, mas nula nunca será, ou seja, a única forma de um corpo manter a velocidade CONSTANTE é não tendo aceleração, o que vai implicar na primeira lei de Newton que esse somatório de forças será zero e, portanto, estamos em equilíbrio dinâmico. No nosso caso temos que a velocidade está variando, ou seja, há velocidade.

Portanto deve haver uma força simples (que seria nossa força resultante) atuando no objeto para que haja uma aceleração e assim a velocidade possa variar de acordo com a primeira Lei de Newton.

Resposta

(b)

Ver Outros Exercícios desse livro