Enunciado

Em outro sistema solar um planeta tem duas vezes a massa da terra e três vezes seu raio. Seu peso nesse planeta é ________ maior quando comparado ao seu peso na terra. Assumindo que as massas da terra e do outro planeta são uniformemente distribuídas.

  1. 0,667
  2. 2000
  3. 0,111
  4. 0,444
  5. 0,222

Passo 1

Mais uma questão teórica pra gente se esbaldar nos conceitos e vermos que conseguimos fazer essas questões de física que são sensacionais. Ao final desses exercícios, meu desejo é que você fique apaixonado por mecânica clássica

Bem, o enunciado tá dando várias pistas pra gente que vamos ter que usar a lei gravitacional de Newton que diz:

G = m 1 × m 2 r 2

Passo 2

De acordo com a lei gravitacional de Newton, o peso é diretamente proporcional a massa do planeta, portanto duas vezes a massa implica dizer que temos duas vezes o peso, certo?

Entretanto, essa mesma lei indica que temos que o peso é inversamente proporcional ao quadrado do raio do planeta, portanto dizer que o raio é três vezes do da Terra, indica dizer que na verdade temos 1/9 do peso que teria na terra.

Passo 3

Então se você juntar esses dois fatores que concluímos no passo (2), que é duas vezes o peso por causa do dobro da massa, e a diminuição em 1/9 do peso por causa do raio, temos que o peso do objeto no planeta deve ser 2/9 ou 0,222 o seu peso na superfície da Terra.

G = m 1 × 2   m 1 3 r 1 2 = 2 9 m 1 r 1

Resposta

(e)

Ver Outros Exercícios desse livro