Enunciado
Física - Hewitt - Física Conceitual- Ed: 12º - Capítulo 10.Pense e Explique - Ex. 80
Como parte do treinamento antes de serem colocados em órbita, os astronautas experimentam a imponderabilidade em um avião que voa ao longo da mesma trajetória parabólica de um projétil em queda livre. Um colega de classe afirma que, durante a manobra, as forças gravitacionais no interior do avião se cancelam. Outro colega olha para você pedindo confirmação. O que você lhe responde?
Passo 1
Primeiramente, vamos entender o que é o estado de imponderabilidade!
Quando nos referimos ao peso de um corpo, falamos da força da gravidade que atua sobre ele. Se quisermos saber o “peso” de uma pessoa, podemos analisar o equilíbrio sobre uma superfície firme (balança). Mas se colocarmos essa mesma balança em um elevador em acelerado pra baixo, o peso da pessoa seria outro; se considerarmos uma situação em que a pessoa é posta num objeto giratório, seu peso também mudaria.
Caso o sistema composto pelo elevador, a balança e a pessoa fosse posto em queda livre, a balança marcaria um peso nulo, e o estado em que você não tem peso é chamado estado de imponderabilidade. Nesse estado, você não consegue discernir se está sob a ação de um campo gravitacional ou em queda livre, pela ausência de uma força normal (de sustentação).
Passo 2
Voltando pra questão, um colega afirma que durante o estado de imponderabilidade, as forças gravitacionais no interior do avião se cancelam. Essa afirmação é falsa!
Mesmo nessa condição, ainda existe uma força gravitacional sobre você, o acelerando pra baixo, mas a gravidade não é mais sentida como peso! Já que não existe uma força de sustentação (normal).
Resposta
A afirmação do colega é falsa, já que no estado de imponderabilidade, ainda existe a atuação da força da gravidade, que não é cancelada por outra força, mas a força gravitacional não é mais sentida como peso, já que não existe uma força de sustentação.