A partir da lei segundo a qual um bom absorvedor de radiação é também um bom irradiador, e da lei segundo a qual um bom refletor é necessariamente um mau absorvedor, enuncie uma regra que relacione as propriedades refletora e radiante de uma superfície qualquer.
Passo 1
Nessa questão, temos que fazer uma regra própria que relacione as propriedades refletoras e radiantes de uma superfície qualquer. Primeiro, temos que, segundo o enunciado, uma superfície que é boa absorvedora de radiação também é boa irradiadora, ou seja, emite bem a radiação e uma superfície que reflete bem a radiação é uma absorvedora ruim. Sabendo disso, vamos pensar na regra.
Passo 2
Primeiro, colocando o que temos no enunciado: Todo bom absorvedor é também um bom emissor de radiação térmica. Se ele é um bom absorvedor, ela não reflete bem. Então relacionando a propriedade refletora com a radiante, temos: um mal refletor é um bom emissor.
Passo 3
Agora considerando a segunda parte do enunciado: Todo bom refletor é um mau emissor. Se ele não emite bem, ela é um mau emissor. Assim, todo bom refletor é um mau emissor.
Então, juntando essas duas partes temos nossa resposta.
Toda superfície que é boa refletora é um mau emissor de radiação e toda superfície que é má refletora é um bom emissor de radiação.
Resposta
A regra vai ser: Toda superfície que é boa refletora é um mau emissor de radiação e toda superfície que é má refletora é um bom emissor de radiação.