Um pedaço de fita plástica recoberta com uma camada de óxido de ferro está mais magnetizado em certas partes do que em outras. Quando a fita move-se através de uma pequena bobina condutora, o que acontece na bobina? Qual é uma aplicação para isso?
Passo 1
Olá! Tudo bem com você? Vou lhe fazer uma pergunta que entrega sua idade...você conhece as fitas cassete?
Essas fitas consistiam basicamente de um longo pedaço de plástico com pequenos imãs (partículas de óxido de ferro) incrustados de certa forma específica sobre elas. Quando movidas através de uma pequena bobina elas alteravam o campo magnético local de acordo com a disposição das partículas magnéticas. A alteração do campo gerava um fluxo magnético que, de acordo com a lei de Faraday, induzia uma corrente elétrica na a bobina. Essa corrente então era conduzida para um “tradutor” que transformava a variação de corrente em informação.
Era assim que essas fitas armazenavam áudios, filmes e documentos.
Resposta
Quando a fita se move através de uma pequena bobina ela gera uma variação de fluxo magnético local que induz uma corrente na bobina. Esse fenômeno pode ser usado no armazenamento de informação como no caso das fitas cassete.