Pessoas que residem no norte do Canadá são bombardeadas por raios cósmicos mais intensos do que as que residem no México. Qual é a razão para isso?
Passo 1
Vamos começar com os conceitos que devemos conhecer para resolver a questão.
1) Partículas carregadas em movimento no interior de um campo magnético sofrem ação de uma força magnética. O módulo dessa força depende do ângulo entre a velocidade da partícula e o campo magnético local; quanto maior o ângulo, maior a força.
2) a terra a terra funciona como um enorme ímã com os polos localizados próximos aos polos geográficos terrestres. A imagem abaixo representa o campo magnético terrestre
Passo 2
Portanto, podemos dizer que os raios cósmicos são praticamente perpendiculares ao campo magnético em regiões equatoriais e paralelos ao campo em regiões polares. Logo, uma vez que esses raios são constituídos de partículas carregadas, a maior força magnética sobre eles será na região equatorial. Dessa forma, concluímos que regiões como México, Cuba e Nicarágua serão menos atingidas por raios cósmicos devido a maior deflexão desses pelo campo magnético terrestre.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)