Enunciado

Como a pressão na base da coluna de mercúrio com 76 cm de um barômetro se compara com a pressão do ar na parte inferior da atmosfera?

Passo 1

Essa questão tá perguntando de cara se você sabe como funciona um barômetro. Se ainda não teve a oportunidade de conhecer, vem cá que eu te mostro.

Esse é um clássico barômetro de Torricelli. Basicamente, um tubo de aproximadamente 76 cm de altura, cheio com mercúrio, é virado de cabeça para baixo em um recipiente que também contém esse metal. O líquido no interior do tubo irá descer uma certa quantidade, até que o peso da coluna de mercúrio (a seta azul, no meio da figura) se iguale à pressão atmosférica (as duas setas vermelhas nas laterais do tubo), neste ponto, a altura da coluna se mantém constante. À pressão de 1 atm, foi encontrado que a altura da coluna de mercúrio dentro do tubo é de 760 mm.

Beleza, agora que você entendeu como esse negócio funciona, vamos voltar à questão. A pressão na base da coluna com 76 cm será exatamente igual à pressão do ar na parte inferior da atmosfera, pois somente assim, a coluna se mantém a uma altura constante.

Resposta

As pressões são iguais.

Ver Outros Exercícios desse livro