Enunciado

O primeiro laser construído consistia de uma barra vermelha de rubi ativada por uma lâmpada de flash fotográfico que emitia luz verde. Por que um laser formado por uma barra de um cristal verde e por uma lâmpada de flash fotográfico que emite luz vermelha não funciona?

Passo 1

Tá lembrado quando a gente viu sobre fluorescência? Nós vimos que uma luz de relativamente alta energia incide sobre os átomos de um material, cujos elétrons são excitados, o que causa a emissão de uma luz de baixa energia quando eles retornam para o estado original. O funcionamento do primeiro laser também se baseava neste princípio. Em resumo, uma luz de energia mais alta leva à emissão de outra luz de energia mais baixa.

Beleza, isso é tudo que precisamos aqui. Olha só, se você olhar em um espectro eletromagnético, verá que a luz verde é mais energética que a vermelha:

Isso é evidenciado por sua frequência mais alta. Quer dizer, então, que a luz vermelha não consegue incidir energia suficiente no cristal para fazê-lo emitir fótons verdes. Os fótons incidentes precisam ter pelo menos tanta energia quanto os fótons que se quer estimular.

Resposta

Fótons verdes são mais energéticos que fótons vermelhos.

Ver Outros Exercícios desse livro