Quatro diferentes pares de pulsos de ondas transversais que se movem um em direção ao outro estão mostradas acima à direita. Em algum instante de tempo, os pulsos se encontrarão

e interagirão (interferirão) um com o outro. Ordene os quatro casos em sequência decrescente com base na altura do pico que resultará quando os centros dos pulsos coincidirem.

Passo 1

Beleza, vamos começar pela figura A. Perceba que os dois picos são positivos, um é do mesmo tamanho que aqueles vistos na figura B, e o outro é maior. Então, o resultado dessas duas situações será positivo, mas o da figura A será o maior entre eles.

Agora, vamos olhar para as duas de baixo, C e D. Repare que os dois picos na figura C têm o mesmo tamanho, mas estão em fases opostas, então um irá cancelar o outro. A figura D é semelhante, temos duas ondas em fases opostas, mas o pico negativo é maior que o positivo, então como resultado teremos um único pico negativo e menor que o original.

Ordenando todos esses caras, em ordem decrescente das alturas dos picos resultantes, teremos: A, B, D, C.

Resposta

A, B, D, C.

Ver Outros Exercícios desse livro