Enunciado

Queimaduras solares produzem danos às células da pele. Por que a radiação ultravioleta é capaz de produzir tais danos, enquanto a radiação visível, ainda que muito intensa, não é capaz?

Passo 1

Fala pessoal, belezinha? Vamos entender algumas sobre a radiação ultravioleta e seus malefícios sobre a pele

Voltando para aquela equação de Planck:

1   E = h ∙ c λ  

O comprimento de onda da luz UV, é menor do que a da luz visível, logo, pela equação (1), temos que a energia da luz UV é maior do que a luz visível.

Passo 2

Ok ok, já sabemos que a luz UV tem mais energia do que a luz visível, mas qual a relação com a pele? A resposta na estrutura atômica da pele.

Nossa pele é feita de diferentes compostos e moléculas, como Oxigênio, Hidrogênio, Carbono e entre outros, esses compostos não são metais, o que faz sentido, senão nossa pele não seria dessa forma, já imaginou sua pele nessa configuração aqui?

Deixando a descontração de lado, e voltando para o sentido físico, os compostos que não são metais formam uma ligação covalente, compartilhando um ou mais pares de elétrons entre os átomos (lembra da palavra estrutura?)

Passo 3

Um fóton de luz visível não tem força para quebrar essa ligação, ele pode até aumentar os níveis de energia, entretanto, a estrutura será a mesma. No outro ponto, temos que um fóton de luz UV tem energia suficiente para quebrar a ligação covalente da molécula e por este motivo modificar sua estrutura, o que seria danoso para a pele.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro