Por que o sangue de mergulhadores oceânicos feridos tem um aspecto escuro-esverdeado nas fotografias submarinas tiradas com luz natural, mas parece vermelho quando é utilizada a luz de flashes?
Passo 1
Fala pessoal, beleza? Vamos entender os processos de reflexão da água? Então let’s go!
Vamos entender um pouco mais acerca dos processos de absorção e reflexão da água. As moléculas de água são muito boas em absorver comprimentos de onda mais longos e refletem comprimentos de onda mais curtos.
Passo 2
A luz natural consiste em todas as cores do espectro visível, por exemplo, a cor mostrada na superfície de um lago é azul porque esta cor é a que está sendo refletida, ela tem um comprimento de onda mais curto e é por esta razão que a água não absorve tanto essa cor.
Quando estamos em alguma profundidade, a luz vermelha é completamente absorvida de todas as moléculas de água, então o espectro de luz natural a essa profundidade tem a ausência de vermelho. No momento em que este tipo de luz ilumina o sangue desses mergulhadores, não conseguimos ver o sangue como vermelho justamente porque vermelho é absorvido em uma dada profundidade.
Apenas as cores com comprimento de onda mais curto podem ser vistas, como o verde e o azul, e é por isso, que o sangue terá uma aparência verde-escuro, entenda que a água parece mais escura porque as intensidades de todas as cores estão reduzidas.
Passo 3
O flash cria uma fonte de luz branca, como uma nova fonte de luz. Com isso, um novo espectro de cores é criado, os comprimentos de onda da cor vermelha estão presentes de novo e é por este motivo que o sangue tem a coloração avermelhada. Note também que o flash não tem o espectro igual ao natural, mas em grandes profundidades podem servir como uma representação da luz natural.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)