Enunciado
Física - Hewitt - Física Conceitual- Ed: 12º - Capítulo 10.Pense e Explique - Ex. 74
Um satélite em órbita circular em torno da Lua dispara uma pequena sonda em sentido oposto ao da própria velocidade. Se a rapidez da sonda em relação ao satélite for a mesma que a rapidez relativa do satélite em relação à Lua, descreva o movimento da sonda. Se a rapidez relativa da sonda for duas vezes a rapidez do satélite, por que isso poria o satélite em perigo?
Passo 1
Se um satélite dispara uma pequena sonda em sentido oposto ao de sua velocidade, a velocidade tangencial da sonda em relação a Lua seria zero, e por isso ela cairia verticalmente em direção à superfície da Lua. Uma pessoa na lua veria a sonda caindo diretamente para baixo.
Passo 2
Se a sonda fosse disparada com o dobro da velocidade do satélite, ela passaria a ter velocidade suficiente pra orbitar ao redor da Lua, e porque será que o satélite estaria em perigo?
A sonda orbitaria em torno da Lua a uma mesma distância que o satélite, e uma hora eles poderiam colidir violentamente!
Resposta
Se uma sonda fosse lançada no sentido oposto ao movimento do satélite, com a mesma velocidade que ele se move, a sonda cairia verticalmente em direção à Lua. Caso a velocidade da sonda fosse o dobro da que o satélite se move, ela entraria em órbita, e possivelmente acabaria colidindo com o satélite.