Enunciado

Suponha que um objeto caindo em queda livre fosse equipado com um velocímetro. Quanto aumentariam as leituras de sua rapidez a cada segundo de queda?

Passo 1

O conceito de queda livre é dado por: “quando um objeto está caindo sem enfrentar qualquer impedimento e cai sob influência da gravidade, o objeto encontra-se em estado de queda livre”. Os resultados experimentais são coerentes com a equação que Galileu deduziu a partir dos planos inclinados:

V e l o c i d a d e   a d q u i r i d a = a c e l e r a ç ã o × t e m p o

Assim, tendo um objeto caindo em queda livre com velocidade v , durante um tempo t , e considerando a aceleração da gravidade como sendo a única aceleração agindo sobre o corpo, podemos expressar a velocidade adquirida (medida pelo velocímetro) como:

v = g t

Passo 2

Com essa equação em mãos, podemos substituir os valores dados no enunciado. Precisaremos do tempo de queda e da aceleração no corpo. A aceleração, como explicado no passo 1, é a aceleração da gravidade que tem valor aproximado de

g = 9,8   m / s 2

e o tempo fornecido pelo enunciado é de

t = 1   s

Passo 3

Substituindo os valores na equação para a velocidade adquirida, podemos obter o quanto o velocímetro equipado no objeto em queda livre aumenta sua medida a cada segundo de queda:

v = 9,8   m / s 2 1   s → v = 9,8   m / s

Resposta

O velocímetro lê uma velocidade de aproximadamente 9,8   m / s a cada segundo de queda.

Ver Outros Exercícios desse livro