Tanto um gorila quanto um camundongo erradamente saltam da elevada borda do mesmo penhasco. De que maneira o fator escala ajuda o camundongo, mas não o elefante?

Passo 1

Observação: O enunciado dessa questão possui um erro na 12° edição em português do livro. Troque a palavra elefante no final da frase por gorila!

A força responsável por puxar o camundongo e o gorila para baixo é o peso. Assim sendo, quanto maior a massa, maior a força que os puxa (P=mg). Entretanto, nesse movimento, a presença do ar adiciona uma força de resistência que possui módulo proporcional à área superficial do objeto em queda e sentido contrário a força peso. Portanto, devido as mudanças de escala, a menor proporção entre a área superficial por massa do gorila faz com que haja sobre ele uma pequena força de resistência em comparação ao seu peso, permitindo-lhe que alcance uma velocidade terminal maior do que a do camundongo. Chegando ao chão com maior velocidade, maior a chance de consequências graves para o pobre gorila.

Passo 2

Além do que foi citado no passo um, a razão entre a área de seção reta das pernas e a massa corporal é menor para o gorila. Logo, sua resistência em relação ao seu peso é menor do que para o camundongo. Parece que tudo conspira contra o gorila!

Resposta

O fator escala permite ao camundongo uma menor velocidade terminal de queda e uma maior resistência.

Ver Outros Exercícios desse livro