Enunciado

Que tipo de luz, vermelha ou violeta, resultará em franjas mais espaçadas quando usada em um experimento de fenda dupla? (Use a Figura 29.18 como guia para o raciocínio.)

Passo 1

Salve, meu jovem! Tá lembrado dessa equação aqui?

λ = d ⋅ s e n θ

Temos:

λ → comprimento de onda;

d → distância entre as fendas;

s e n ( θ ) →   razão entre a distância da faixa brilhante central até a primeira franja de interferência construtiva e a distância entre essa franja e as fendas.

Beleza, com ela, a gente é capaz de relacionar esses caras e descobrir o que o enunciado nos pediu. Se liga, queremos descobrir o que fazer para a separação entre as franjas (vem do s e n ( θ ) , na equação) aumentar em certa proporção. Assumimos que d se mantenha constante, então, o comprimento de onda ( λ ) vai ter que mudar, né? Como ele é diretamente proporcional ao outro lado da equação, e s e n θ   vai aumentar, λ também tem que aumentar.

Passo 2

Agora dá uma olhada nessa ilustração do espectro da luz visível:

Reparou que o vermelho tá lá no limite da luz visível? Ele é a cor que tem o maior comprimento de onda dentro deste espectro. Então, de acordo com a gente concluiu com nossa equação, a luz vermelha vai produzir franjas mais espaçadas que a luz violeta.

Resposta

A luz vermelha resultará em franjas mais espaçadas.

Ver Outros Exercícios desse livro