Enunciado

Usando o arranjo experimental representado na Figura 22.11, o potencial de membrana V M de um axônio foi alterado como indica a Figura (a), e medida a densidade de corrente elétrica j M através da membrana celular. Na Figura (b) é mostrada a variação de j M com o tempo quando o axônio foi colocado num recipiente contendo água do mar. A variação mostrada em (c) foi obtida com o axônio colocado numa solução sem sódio. Explique a diferença entre as Figuras (b) e (c).

Passo 1

Fala galerinha. Tudo tranquilo? Espero que sim.

Nessa questão temos a densidade de corrente que passa pelo axônio. No gráfico (b) temos uma solução em um recipiente com água do mar e no gráfico (c) temos a uma solução sem sódio. É pedido para explicarmos a diferença entre os gráficos (b) e (c).

Passo 2

Na letra (b) onde temos a solução da água do mar, temos que o sódio entra na célula normalmente e depois sai, o que é verificado com a diminuição da corrente e seu aumento depois. Já no gráfico (c) não temos sódio pra entrar na célula, então vamos ter que a densidade de corrente vai depender apenas do potássio, que aumenta quando ele sai da célula e depois continua aumentando gradativamente até adquirir seu valor máximo.

Resposta

A diferença se deve a concentração de sódio na solução em que a célula está, já que a corrente depende desse íon também.

Mais uma feita. Bora pra mais uma?

Ver Outros Exercícios desse livro