Enunciado

Por que você acha que as janelas de um avião são menores do que as de um ônibus?

Passo 1

Cara, um avião trafega em altitudes muito elevadas, isso quer dizer que a pressão sobre suas janelas são menores do que a pressão sobre uma janela de um ônibus ou de uma casa qualquer, né? Bom, sim e não. A pressão do lado de fora do avião realmente é menor, na maioria dos casos, mas a pressão interna não. Pensa como seria difícil viajar em um avião – que, na grande maioria dos voos, trafega em altitudes alguns mil metros mais elevadas do que o monte Evereste – com pressão atmosférica tão baixa. Na verdade, é muito provável que o ambiente formado dentro da cabine em uma situação dessas seja inabitável.

Para evitar que tudo isso aí aconteça, as cabines dos aviões precisam ser pressurizadas. Aqui entra o “não” daquela resposta que dei no começo. Enquanto a pressão externa no avião é, de fato, menor, a pressão interna é correspondente àquela aqui no nível do mar, para proporcionar um ambiente confortável aos passageiros.

Então, como temos uma diferença significativa entre as pressões interna e externa, é gerada uma força considerável sobre as janelas, e elas precisam ser construídas para suportar isso. É por isso que as janelas em um avião são menores, porque janelas pequenas proporcionam uma estrutura mais forte.

Resposta

Porque janelas pequenas são mais capazes de suportar a diferença de pressão em elevadas altitudes.

Ver Outros Exercícios desse livro