Como o volume resultante de bilhões e bilhões de espaços

hexagonais abertos nas estruturas dos cristais de gelo num

pedaço de gelo se compara com a porção do gelo que fica para

fora da linha d’água??

Passo 1

Opa galeraaaa, hoje vamos ver como são formados os Icebergs.

Bem sabemos que o gelo contem essa estrutura cristalina hexagonal, e que essa estrutura ocupa mais volume do que se as moléculas de água estivessem soltas. Então se o volume dela aumenta a densidade diminui, correto?

Quando a densidade de um objeto é menor do que a do fluido que o contem ele tende a boiar, se fizermos todo o cálculo de equilíbrio das forças, peso e de empuxo, poderíamos notar que o tanto que esse objeto se sobressai da superfície do fluido é proporcional a diferença de densidade entre o objeto e o fluido.

Mas como tanto o gelo como a água tem a mesma massa molecular, essa proporção se torna 1 para 1 com o volume, ou seja, o volume de gelo que estiver a cima do nível natural da água será o volume adicionado por esses cristais de gelo que se formaram.

Resposta

O volume do gelo fora d’água é igual ao volume devido às estruturas cristalinas de gelo.

Ver Outros Exercícios desse livro