Cite algumas maneiras de representar graficamente dados quantitativos e qualitativos.
Passo 1
Dois exemplos de modos como podemos representar um gráfico de dados quantitativos são:
Diagrama ramo e folha - Em um diagrama de ramo e folha, cada número é separado em um ramo. Por exemplo, se quisermos representar o número é 155, os dígitos mais à esquerda do número formam o ramal (15) e uma folha que será o dígito mais à direita (5). Cada ramal pode ter várias folhas, inclusive folhas repetidas, caso algum dado se repita. É preciso também usar uma chave, que seria uma representação de como será composto o número em seu ramal e folha. Veja o exemplo:
Diagrama de pontos - Em um diagrama de pontos, cada valor de dado é representado usando um ponto, na sua respectiva posição, acima de um eixo horizontal. Caso um valor apareça mais de uma vez no conjunto de dados ele é representado com pontos consecutivos, um acima do outro, quantas vezes forem necessárias. Veja o exemplo:
Dois exemplos de modos como podemos representar um gráfico de dados qualitativos são:
Gráficos setoriais – O famoso gráfico de pizza, é um círculo dividido em setores que representam categorias. A área de cada setor é proporcional à frequência de cada categoria. Veja o exemplo:
Gráfico de Pareto - Um gráfico de Pareto é um gráfico de barras verticais no qual a altura de cada barra representa a frequência ou a frequência relativa. Muito semelhante à um histograma, porém, no gráfico de Pareto as barras são posicionadas em ordem decrescente de altura, com a barra mais alta posicionada à esquerda. Veja o exemplo:
Espero ter ajudado! Abraços e até a próxima!
Resposta
Consulte as definições e exemplos acima.