Determine os valores críticos z para as condições dadas. Em cada caso, admita que se aplica a distribuição normal, podendo-se usar a Tabela A-2. Esboce também um gráfico mostrando o valor crítico e a região crítica.
Teste bilateral; .
Passo 1
Tudo certo, gente? Vamos agora aprender a ler a tabela de distribuição normal com exercícios! Aqui embaixo, trouxe uma imagem de uma tabela dessas!
Primeiro, vamos procurar o valor de Z referente ao informado. Como o teste é bilateral, vamos dividir por 2, então temos que achar o valor (entre os do meio da tabela) mais próximo de . Nesse caso, vemos na tabela que 0,4495 e 0,4505 são os valores mais próximos. Beleza! Agora é só montar o Z com as informações da linha e depois da coluna da tabela. Fica assim:
1,6 (linha) e 4,5 (coluna) Z = 1,645
Note que usamos na coluna 4,5 porque o valor que estávamos procurando está exatamente no meio de 0,4495 e 0,4505. Então, tiramos a média entre essas colunas (4 e 5).
Passo 2
Show! Agora que temos o Z, vamos montar o gráfico! Precisamos dividir as 2 metades do gráfico entre e . Assim, vamos ficar com:
E pronto! Acabamos! Simples, né?
Resposta
;