Nos exercícios 1 e 2, use o conjunto de dados, que representa a razão entre o número de alunos e de professores em 20 faculdades públicas. (Fonte: Kiplinger.)
1. Construa uma distribuição de frequência para o conjunto de dados usando cinco classes. Inclua os limites de classe, pontos médios, fronteiras (limites reais), frequências, frequências relativas e frequências acumuladas.
Passo 1
Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!
Dado que
A largura da classe é a diferença entre o valor mais alto e o mais baixo, dividido pelo número de classes (arredondar para o inteiro mais próximo ou para o próximo inteiro se o resultado é um inteiro em si!)
Substituindo os valores, nós temos que
O que é aproximadamente
O primeiro limite de classe inferior é o mínimo e os próximos são os limites de classe inferiores anteriores aumentados pela largura de classe. tem que ter 5 abaixo limites no total, porque existem 5 classes.
O limite de classe superior são os limites de classe mais baixos aumentados pela largura de classe e diminuiu 1.
Passo 2
O ponto médio é a média dos limites, portanto, a soma dos dois limites divididos por 2. Os limites inferiores são os limites inferiores diminuídos em 0,5 e os limites superiores são os limites superiores aumentados em 0,5.
A frequência é o número de valores que estão dentro dos limites/limites de classe. A frequência relativa é a frequência dividida pela frequência total de 20 e a frequência cumulativa é a frequência aumentada pela frequência de aulas anteriores.