Um procedimento de controle de qualidade foi planejado para garantir um máximo de 10% de itens defeituosos na produção. A cada 6 horas sorteia-se uma amostra de 20 peças e, havendo mais de 15% de defeituosas, encerra-se a produção para verificação do processo. Supondo que a produção esteja sob controle, isto é, p = 10%, e que os itens sejam vendidos em caixas com 100 unidades, qual a probabilidade de que uma caixa não tenha itens defeituosos?

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para calcularmos a probabilidade do evento. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser transformar o enunciado em números.

S = 100 × p → p e ç a s   d e f e i t u o s a s    

S   ~ b i n o m i a l   100 ; 0,1

Passo 3

Pronto!! Analisando por probabilidade direta:

P p = 0 = P ( S = 0 )

P p = 0 = 0,0027 %

Resposta

P p = 0 = 0,0027 %

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Sabe-se que 20% das peças de um lote são defeituosas. Sorteiam-se oito peças, com reposição, e calcula-se a proporção p de peças defeituosas na amostra. Já sabemos que, para dado p fixo, a aproximação
Usando os dados da Tabela 10.2, compare as distribuições amostrais de U e X.
Usando os dados da Tabela 10.2, construa a distribuição amostral de σ²e compare com a distribuição amostral de S² (Tabela 10.5). Você notou alguma propriedade de S²que seja “melhor” do que de σ²?
Sabe-se que 20% das peças de um lote são defeituosas. Sorteiam-se oito peças, com reposição, e calcula-se a proporção p de peças defeituosas na amostra. Construa a aproximação normal à binomial.