Enunciado
Programação - Deitel &Deitel - Como programar em C- Ed: 6º - Capítulo 8.Exercícios - Ex. 26
Escreva suas próprias funções de tratamento de caracteres. Usando o quadro de caracteres ASCII do Apêndice B como guia, escreva suas próprias versões das funções de tratamento de caracteres da Figura 8.1.
Passo 1
Beleza pessoal? Espero que todos estejam bem e dispostos a resolver mais uma atividade de C. Essa atividade é bem subjetiva então se a sua função não estiver igual a nossa, não tem problema pois existem várias formas de se fazer a mesma coisa quando o assunto é programação. Vamos começar!!!
Vamos começar incluindo o arquivo de cabeçalho de entrada/saída padrão e declarando nossas funções de protótipo:
Certifique-se de entender o que cada função faz e como ela funciona. Então você pode escrever o programa de teste para cada uma dessas funções:
Sinta-se à vontade para usar mais um conjunto de chamadas printf, para cada função existente da biblioteca
Agora, vamos começar a escrever nossas funções. Aconselhamos que você escreva as funções básicas como islower, isupper e isdigit primeiro. Estas são as funções que você pode usar em algumas das outras funções para que você não precise escrever os códigos toda vez que escrever uma nova função. É assim que vamos começar:
Você também pode definir constantes para esses valores se preferir ver o texto sobre esses números confusos.
Passo 2
Então, podemos construir a partir dessas funções que escrevemos na etapa anterior escrevendo myisalpha e myisalnum:
Podemos continuar escrevendo as funções para transformar o caractere em letras minúsculas e maiúsculas (mytoupper e mytolower). Para isso, podemos retornar o código subtraído/adicionado por 32 se o caractere for minúsculo/maiúsculo. Caso contrário, retornamos o caractere original.
Então, podemos escrever myisxdigit com a ajuda de mytoupper, para que possamos aceitar letras maiúsculas e minúsculas a, b, c, d, e e f.
Passo 3
Então, podemos escrever myisspace e myiscntrl. Para essas funções, precisaremos de nossos números mágicos da tabela ASCII novamente (mais uma vez, você pode definir as constantes para esses valores, se desejar).
Lembre-se, os caracteres de espaço são tabulação horizontal, nova linha, tabulação vertical, alimentação de formulário, retorno de carro (códigos 9-13) e caractere de espaço (código 32).
Os caracteres de controle, por outro lado, são todos os caracteres até 32 e o caractere DEL (código 127).
Agora podemos escrever o resto das funções com a ajuda das duas do passo anterior.
Resposta
Ver todo desenvolvimento!