Enunciado
Programação - Deitel &Deitel - Como programar em C- Ed: 6º - Capítulo 15.Exercícios de autorrevisão - Ex. 1
Preencha os espaços em cada uma das sentenças:
a) Em C++, é possível ter várias funções com o mesmo nome, que operam sobre diferentes tipos ou números de argumentos. Isso é chamado ______ de função.
b) O(A) ______ habilita o acesso a uma variável global com o mesmo nome de uma variável no escopo atual.
c) Um(a) ______ de função permite que uma única função seja definida para realizar a mesma tarefa sobre dados de muitos tipos diferentes.
d) ______ é o esquema de representação gráfica mais usado para a modelagem OO.
e) ______ modela componentes de software em termos de objetos do mundo real.
f) Programadores C++ criam seus próprios tipos definidos pelo usuário, chamados _____.
Passo 1
E aí meus queridos!! Tudo bem com vocês??
Hoje vamos falar sobre algumas sentenças sobre C++. Vocês estão prontas, crianças?
Passo 2
Ao contrário de C, C++ permite que utilizamos sobrecarga de funções: que é termos funções com o mesmo nome que operam com argumentos ou números diferentes. Por isso podemos completar nossa questão da seguinte maneira:
- Em C++, é possível ter várias funções com o mesmo nome, que operam sobre diferentes tipos ou números de argumentos. Isso é chamado sobrecarga de função.
- O(A) operador unário de resolução de escopo (::) habilita o acesso a uma variável global com o mesmo nome de uma variável no escopo atual.
- Um(a) template de função permite que uma única função seja definida para realizar a mesma tarefa sobre dados de muitos tipos diferentes.
- UML é o esquema de representação gráfica mais usado para a modelagem OO.
- Programa orientado a objetos modela componentes de software em termos de objetos do mundo real.
- Programadores C++ criam seus próprios tipos definidos pelo usuário, chamados classes
Passo 3
Quando temos duas variáveis (uma global e outra local) com o mesmo nome podemos utilizar o operador unário de resolução de escopo para acessar uma varável global mesmo tendo outra variável local com mesmo nome no escopo.
Sendo assim:
Passo 4
E sobre os templates podemos considerar funções que operam com tipos genéricos. Ou seja, podemos criar um template que pode ser adaptado em outras classes sem precisar ficar repetindo o código!
Temos também a UML que é como se fosse uma linguagem gráfica que permite que possamos criar softwares orientados a objeto de forma padrão.
Passo 5
Mas o que é um programa Orientado a Objeto? É um programa que permite que possamos criar objetos que possuem no mundo real, mas que terão dados e funções.
Passo 6
E para entendermos um pouco mais sobre esse mundo Orientado a objetos, podemos exemplificar as classes. Podemos criar diversos tipos de classes com dados e funções relevantes para o desenvolvimento do nosso programa.
Ufaa!! Finalmente finalizamos!!
Dê Ctrl+n no seu compilador e bora para o próximo exercício!!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)