Enunciado

14.17 Qual é o efeito do excesso de ar sobre a temperatura adiabática da chama?

Passo 1

Show de bola pessoal, quanto maior a quantidade de ar usado no processo de combustão teremos um maior número de moles de produtos, em especial teremos um excedente de nitrogênio após a combustão, o que faz a temperatura adiabática da chama cair, ou seja, durante um processo de combustão onde temos um excesso de ar, a temperatura adiabática da chama é inferior a temperatura da chama daquele processo de combustão onde o percentual de ar não é excedente.

Resposta

Justificativa

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Gás butano a 25 ° C é misturado com 150 % de ar teórico a 600K e é queimado num combustor adiabático em regime permanente. Qual é a temperatura dos produtos que saem do combustor?
O queimador de um maçarico de corte é alimentado com acetileno (gás) a 25 ° C e 100K P a . Calcule a temperatura adiabática de chama quando o acetileno é queimado com 100 % de ar teórico a 25 ° C e qu
Butano líquido a 25 ° C é misturado com 150 % de ar teórico a 600K e é queimado, em regime permanente, num combustor adiabático. Determine a temperatura dos produtos de combustão na seção de descarga
Considere a oxidação completa de um combustível com ar e com oxigênio puro. A alteração do reagente altera o valor da entalpia de combustão? A alteração influi na temperatura adiabática da chama?