Enunciado

Um arranjo pistão-cilindro vertical contém inicialmente 0,1   m 3 de hélio a 20   ° C . A massa do pistão é tal que ele mantém uma pressão interna constante de 300 kPa. Uma válvula é então aberta, e o hélio escapa até que o volume interno do cilindro diminua pela metade. Uma transferência de calor ocorre entre o hélio e a vizinhança a 20   ° C e 95   k P a para que a temperatura do hélio no cilindro permaneça constante. Determine (a) o potencial máximo de trabalho do hélio no estado inicial e (b) a exergia destruída durante esse processo.

Passo 1

Vamos lá, estudantes! Um cilindro contém inicialmente gás hélio a uma pressão e temperatura especificadas. Uma válvula é aberta, e o hélio pode escapar até que seu volume diminua pela metade. O potencial de trabalho do hélio no estado inicial e a exergia destruída durante o processo devem ser determinados. A constante de gás de hélio é R = 2,0769   k P a . m 3 / k g . K = 2,0769   k J / k g . K . As temperaturas específicas de hélio são c p = 5,1926   k J / k g . K e c v = 3.1156   k J / k g ⋅ K (Tabela A-2).

Passo 2

Analisando, (a)A partir da relação ideal de gás, as massas inicial e final no cilindro são determinadas como sendo

O potencial de trabalho do hélio no estado inicial é simplesmente o esforço inicial do hélio, e é determinado a partir da relação de esforço do sistema fechado,

Onde,

E,

Portanto,

Passo 3

(b) Tomamos o cilindro como o sistema, que é um volume de controle. Observando que as energias microscópicas de fluidos fluidos fluidos fluidos e não fluidos são representadas pela entalpia h e energia interna u, respectivamente, os balanços de massa e energia para este sistema de fluxo uniforme podem ser expressos como:

Equilibrio de massa:

Equilibrio de energia:

Combinando as duas relações,

Portanto, a exergia destruída durante o processo é igual a 0!

Resposta

a )   Φ 1 = 14   k J

b )   X d e s t r u i d o = 0

Ver Outros Exercícios desse livro