Enunciado

Compare as eficiências do ciclo Otto ideal e do ciclo de Carnot nos mesmos limites de temperatura.

Passo 1

O ciclo de Otto idealiza o funcionamento de motores de combustão interna, que operam grande parte dos veículos automotores movidos a álcool, gasolina ou gás natural. Neste tipo de motor, o calor captado pelo ciclo é proveniente de uma reação de combustão, que acontece no interior do motor. Uma faísca provoca a ignição da combustão e com isso, os gases produzidos na reação são utilizados para realizar trabalho. Assim como nenhum outro ciclo termodinâmico, o ciclo de Otto não é tão eficiente quanto o ciclo de Carnot, visto que sua eficiência depende diretamente das propriedades do fluido, como, por exemplo, o calor latente de evaporação e a energia interna.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um ciclo Otto ideal com uma dada razão de compressão é executado usando (a) ar, (b) argônio e (c) etanol como fluido de trabalho. Em qual caso haverá maior eficiência térmica? Por quê?
Quais são os quatro processos que formam o ciclo Otto ideal?
Por que altas razões de compressão não são usadas em motores de ignição por centelha?
Qual a relação das revoluções por minuto de um motor a gasolina de quatro tempos real com a quantidade de ciclos termodinâmicos? Qual seria a sua resposta, considerando um motor de dois tempos?
Para limites especificados para as temperaturas máximas e mínimas, o ciclo ideal com a menor eficiência térmica é:CarnotStirlingEricssonOttoO mesmo para todos.