Considere a combustão de um álcool () com ar teórico em excesso e combustão incompleta de acordo com a reação química seguinte:
onde é o teórico necessário para esse combustível e B é a quantidade de ar em excesso na forma decimal. Considerando que a é a fração de carbono no combustível convertida em dióxido de carbono e b é a fração remanescente convertida em monóxido de carbono, determine os coeficientes At, D, E, F, G e J para uma quantidade fixa B de excesso de ar. Escreva os coeficientes D, E, F, G, e J como funções de n, m, x, a, b, B, e At nas formas corretas mais simples.
Passo 1
Entendendo o problema:
O processo dessa questão é o mesmo realizado no problema 120, com a mudança de que o combustível utilizado é um álcool genérico de fórmula ao invés de um hidrocarboneto. A equação de combustão teórica balanceada é dada por:
O coeficiente At sendo obtido novamente por um balanço de massa:
Passo 2
Considerando combustão incompleta, formando e CO, em um processo com excesso de ar(representado por B) com a e b respectivamente as frações de combustível convertidas em , a equação de combustão balanceada é dada por:
Em comparação com a equação do enunciado, decorre imediatamente que:
Passo 3
O coeficiente G, associado ao livre nos produtos é determinado na balanço de massa do
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)