Determine a temperatura mais baixa em que ainda é possível encontrar a água na fase líquida. Qual é o valor da pressão neste estado?

Passo 1

Podemos resolver dando uma olhada no diagrama de fases da água, na página 43 (figura 3.7).

Olhando o diagrama de fases da água, temos: na borda entre o gelo I , gelo I I I e a região líquida nós temos um ponto triplo que é o ponto em que podemos encontrar água na menor temperatura possível.

Passo 2

Olhando no eixo da temperatura acredito que seja mais ou menos T = 258   K , convertendo para Celsius temos: T = - 15,15 ° C

Olhando para eixo y , eixo da pressão, acredito que seja: P ≈ 2100   M P a

Resposta

T = - 15,15 ° C

P ≈ 2100   M P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a fase para os seguintes casos:a) C O 2 T = 267 ° C p = 0,5M P a b) a r( a t m ) T = 20 ° C p = 200k P a c) A m ô n i a ô T = 170 ° C p = 600k P a
Água a 27° C pode existir em diferentes fases dependendo da pressão. Dê as faixas aproximadas de pressão em kPa em que a água se encontra em cada uma das três fases, vapor, líquida ou sólida.
Se a massa específica do gelo é 920k g / m 3 , determine a pressão na base de um bloco de gelo com 1000 metros de espessura no Polo Norte. Qual é a temperatura de fusão nessa pressão?
Determine a mais baixa temperatura em que é possível encontrar a água na fase líquida. Qual é o valor da pressão neste estado?
Técnicas modernas de extração podem ser fundamentadas na dissolução de materiais em fluidos supercríticos, como o dióxido de carbono. Quais são a pressão e a temperatura estiverem próximas do ponto cr