c) Diga como um sistema, contendo dois gases, pode estar em equilíbrio térmico e mecânico, e não em equilíbrio químico.

Passo 1

Novamente, vamos usar as definições de equilíbrio estabelecidas na alternativa a). Belezinha?

Para termos equilíbrio térmico e mecânico é preciso que não hajam expansões/compressões do sistema, assim como as substâncias tem que estar em temperatura constante, no entanto, é necessário que aconteçam reações químicas! Vamos tentar montar um sistema desta forma!

Passo 2

Para isso, vamos utilizar um reservatório com paredes fixas e não-adiabáticas. Ou seja, podemos fornecer (retirar) calor ao (do) sistema. Se ao colocarmos duas substâncias diferentes e com a mesma temperatura, ocorrer uma reação química endotérmica (exotérmica) é necessário fornecer (retirar) calor ao (do) sistema para manter a temperatura constante. As paredes fixas garantem o equilíbrio mecânico, fornecer (retirar) a quantidade correta de calor permite que o equilíbrio térmico se mantenha mesmo que não estejamos em equilíbrio químico.A questão foi isso! Te vejo na próxima! Tchauzinho!

Resposta

Ao longo dos passos!

Exercícios de Livros Relacionados

b) Diga como um sistema, contendo dois gases, pode estar em equilíbrio térmico, mas não em equilíbrio mecânico ou químico.
Usando nomenclatura similar à do problema anterior, caracterize os seguintes processos.(d) Um pedaço de metal quente é lançado em água fria. (Suponha que o sistema seja o metal que nem se contrai nem
Suponha que um valor numérico 492 seja atribuído à temperatura do ponto de gelo, e que a razão de duas temperaturas seja definida como a razão limite, quando P c → 0 , das pressões correspondentes de
a) Diga como um sistema, contendo dois gases, pode estar em equilíbrio mecânico, mas não em equilíbrio térmico ou químico.