As necessidades de água quente de uma residência são atendidas por um aquecedor elétrico de água de 60 L, com potência nominal de 1,6 kW. O tanque de água quente inicialmente está cheio de água quente a 80ºC. Alguém toma um banho misturando uma vazão constante de água quente do tanque com uma vazão de 0,06 kg/s de água frias a 20ºC. Após um banho de 8 min, a temperatura de água no tanque é medida, verificando-se que caiu para 60ºC. O aquecedor permaneceu ligado durante o banho, e a água quente retirada do tanque foi substituída pela mesma vazão de água fria. Determine o fluxo de massa de água quente retirada do tanque durante o banho e a temperatura média da água misturada utilizada para o banho.
Passo 1
Vamos primeiro analisar o tanque:
Ao longo dos 8 minutos do banho a temperatura sai de para . Então também podemos considerar que ao longo do banho a temperatura fornecida pelo tanque é igual a temperatura média:
Também podemos calcular a massa de água no tanque:
Se fizermos a consideração de que o regime é permanente e que a massa de saída é igual a massa de entrada, podemos fazer o balanço de energia. Onde a variação de energia é referente a diferença de temperatura do tanque em 8 minutos; a energia que entra é relacionada a massa que entra em (1) e o calor do aquecedor; e a massa que sai é a (2)
Podemos simplificar a entalpia utilizando calor específico:
Isolando a vazão mássica:
Aplicando os valores:
Passo 2
Agora vamos analisar a câmara de mistura:
Fazendo o balanço de energias:
Para o caso da câmara de mistura, consideramos que ela está em estado permanente, e que a variação de energia é nula: