Reconsidere o Prob. 6–24. Usando o EES (ou outro programa), investigue o preço do carvão considerando que os períodos de recuperação, os custos de construção de usinas e a eficiência operacional sejam variáveis.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem?
Bem, para este tipo de problema, poderíamos utilizar o Excel para a geração do gráfico também (principalmente porque não necessitamos de propriedades termodinâmicas). Mas neste caso, vamos mostrar o gráfico gerado pelo software EES.
Então, o problema é analisado da mesma forma do Prob. 6–24, com a diferença que há variação nos períodos de recuperação, os custos de construção de usinas e a eficiência operacional.
Passo 2
Vamos à linha de código a ser implementada no programa:
Bem, este é o código implementado para resolver o Prob. 6-24, visto que o período de recuperação, os custos de construção de usinas e a eficiência operacional são valores constantes, onde:
- “Retorno”: Representa o período de recuperação
- “Custo_IGCC”: Representa o custo de construção de usinas
- E “eta_carvão”: Representa a eficiência operacional.
Para este problema, vamos variar os valores das nossas variáveis, uma por uma, afim de analisar a variação no preço do carvão.
Passo 3
Utilizando as ferramentas do software, podemos encontrar os seguintes resultados:
- Analisando a variável “Retorno”, temos:
- Agora analisando a variável “Custo_IGCC”:
- E por fim, variando “eta_carvão”:
Percebe-se então que, ao variar o “Retorno”, em anos (que foi convertido em horas na linha de código), e deixando constante os outros parâmetros, temos essa variação no custo do carvão.
Percebe-se então que, ao variar o “Custo_IGCC”, e deixando constante os outros parâmetros, inclusive o “Retorno” em 5 anos (como no Prob. 6-24) temos essa variação no custo do carvão.
Assim, percebemos que, ao variar o “eta_carvão”, e deixando constante os outros parâmetros, temos essa variação no custo do carvão.
Resposta
Portanto, os gráficos de cada tabela encontrada são representados a seguir:
- Com a variação de “Retorno”, em anos:
- Com a variação de “Custo_IGCC”:
- Com a variação de “eta_carvão”: