Analise as seguintes afirmativas sobre operadores do Python e assinale a alternativa correta:
- b %= a é equivalente a b = b % a.
- é o operador de comparação que significa “diferente de” em Python. O operador != também é, mas este é um operador obsoleto e não se recomenda mais sua utilização.
- O operador ^ é responsável por fazer o potenciação.
- Somente a afirmativa I é verdadeira.
- As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
- Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
- Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Passo 1
Fala aí, doido! Vamo analisar cada uma das afirmações, começando do começo, ok?!
Cara, na primeira afirmativa o doido tá dizendo que b %= a é equivalente a b = b % a. E é isso mesmo, tá certo! Os operadores matemáticos podem ser escritos no formato in-place, que é quando a gente põe o operador junto do sinal “=”. Olha mais alguns exemplos:
Viu? Se você for mó preguiçoso igual a mim você pode usar os operadores in-place! Hihihi mas não são obrigatórios, ok?!
Show! Essa afirmativa tá certa, então vamos olhar a segunda!
Passo 2
Agora o cretino tá dizendo que é um operador de desigualdade. A maldade dessa afirmativa é que, antigamente, era verdade. Na verdade, o operador funcionava até a versão 3 de Python, junto com o !=. Depois disso, se tornou obsoleto e agora a gente só tem o “!=”.
Percebeu que é exatamente o contrário do que tá na afirmativa?! Sacanagem, tentaram confundir nós!!! Mas a gente percebeu, ufa!
ESSA É FALSAAA!
Passo 3
Ih! Essa aqui tá dizendo que o operador de potenciação é “^”. Mas isso é caô, a gente tá ligado que o operador de potenciação é o “**”, pô! Por isso, essa aqui também é falsa.
Mas se tu testar esse operador no python, vai ver que acontece umas coisas loka. Isso porque o “^” é um operador sim, chamado XOR. Mas esse é um assunto avançadinho que a gente não precisa tratar agora, beleza?!
Já que a única verdadeira é a primeira, então a alternativa certa é a A, ok??!
Valeu!
Resposta
Alternativa A.