Para um aço eutetóide, descreva tratamentos térmicos isotérmicos que seriam necessários para produzir amostras com as seguintes durezas Rockwell:
a) 93 HRB
b) 40 HRC
(c) 27 HRC
Passo 1
Olá! Tudo bem? Para esse problema, devemos descrever tratamentos térmicos isotérmicos necessários para produzir amostras com várias durezas Brinell.
(a) Na Figura , para que uma liga C tenha uma dureza Rockwell de HRB, a microestrutura deve ser perlita grosseira. Assim, utilizando o diagrama de transformação isotérmica para esta liga, na Figura , devemos esfriar rapidamente a uma temperatura na qual a perlita grosseira se forma (isto é, cerca de ), permitindo que a amostra isotermicamente se transforme completamente em perlita grosseira. A essa temperatura, é necessário um tratamento térmico isotérmico por pelo menos s.
Passo 2
(b) Essa parte do problema exige uma dureza de HRC; a microestrutura pode consistir em:
(1) Cerca de de perlita fina e de martensita (Figura )
(2) Martensita revenida (Figura ).
No caso (), após austenitização, devemos resfriar rapidamente a cerca de (Figura ), mantendo essa temperatura por cerca de s (para obter de perlita fina) e, então, rapidamente resfriar até a temperatura ambiente. No caso (), após austenitização, devemos resfriar rapidamente até a temperatura ambiente para obter de martensita. Em seguida, reaquecer essa martensita e tratar isotermicamente por cerca de s a (Figura ).
Passo 3
(c) Na Figura , para que uma liga C tenha uma dureza Rockwell de HRC, a microestrutura deve ser de perlita fina. Assim, utilizando o diagrama de transformação isotérmica para esta liga (Figura ), devemos esfriar rapidamente a uma temperatura na qual a perlita fina se forma (isto é, a cerca de ), permitindo que a amostra isotermicamente se transforme completamente em perlita fina. A essa temperatura, é necessário um tratamento térmico isotérmico por pelo menos s.
Resposta
(a) Passo
(b) Passo
(c) Passo