Tratamento Térmico
Resumo
Bora esquentar o cérebro e aprender sobre tratamento térmico?
O tratamento térmico é um conjunto de processos de aquecimento e resfriamento controlado de metais, com a finalidade de alterar propriedades físicas e mecânicas para melhorar o desempenho do material, mas sem alterar o produto final.
Os tratamentos térmicos são conhecidos a milênios pelos homens, desde a época medieval, onde os ferreiros tinham que produzir espadas resistentes o suficiente para aguentar grandes batalhas, e é um assunto super interessante para ser estudado devido a sua grande aplicabilidade.
É muito comum o tratamento térmico de aços, pois esses materiais respondem muito bem ao tratamento, além de serem muito utilizados comercialmente.
Existem diversos tratamentos térmicos cada um voltado para uma propriedade específica, mas a maioria acontece, basicamente, em três etapas:
- Aquecimento;
- Manutenção da temperatura, e;
- Resfriamento
O tempo, temperatura, atmosfera, velocidade de aquecimento e resfriamento são parâmetros fundamentais para o resultado desejado.
Conheça aqui em seguida alguns tratamentos térmicos mais comuns:
RECOZIMENTO: Tem por objetivo deixar o material menos duro, com uma maior resistência e maior ductilidade.
ENVELHECIMENTO: Confere ao material maior qualidade;
SOLUBILIZAÇÃO: O material é aquecido a uma temperatura muito elevada e isso traz maior ductilidade, melhoras na estrutura geral e reduz dureza;
CEMENTAÇÃO: Confere maior resistênia ao desgaste;
E muitos outros procedimentos....
Quer aprender mais sobre tratamento térmico de maneira rápida, prática e descontraída? Então continua aqui com a gente e da uma conferida no nosso Raio-X, aqui em seguida, e venha tudo que temos para te oferecer! 👇🏽