Estrutura Atômica

Resumo

Estudar estrutura atômica não precisa ser chato e monôtono, pode ser de maneira leve, descontraída e eficaz. Vem ver!

Estrutura Atômica

O átomo é a unidade básica da matéria. Exatamente tudo que vemos ao nosso redor é feito de átomos. Os átomos são tão pequenos que em um único grão de areia há mais átomos do que a quantidade de folhas das árvores do mundo... Chocado?

O átomo é constituído por alguns elementos e esses elementos organizados formam o que chamamos de estrutura atômica.

Os elementos que constituem a estrutura atômica são os seguintes:

  • Prótons: São partículas subatômicas com carga elétrica positva;
  • Neutrons: São partículas subatômicas neutras;
  • Núcleo: É a parte central do átomo e nele encontramos os prótons e os neutrons;
  • Elétrons: São partículas subatômicas com carga elétrica negativa;
  • Eletrosfera: É a parte do átomo que "envolve" o núcleo e é onde os elétrons ficam.

Está meio confuso de imaginar como tudo isso se organiza né? É basicamente assim:

Esquema representativo da estrutura atômica
Esquema representativo da estrutura atômica

Modelos Atômicos

Essa estrutura que te mostrei alii em cima é a mais aceita atualmente, mas ao longo dos anos vários crânios da ciência desenvolveram modelos de como seria essa estrutura atômica.

Esses modelos ficaram conhecidos como modelos atômicos. Vamos falar rapidamente sobre eles aqui.

Modelo de Dalton

Esse foi o primeiro modelo atômico e considerava-se que o átomo era sólido, indivisível e indestrutivel. Ou seja, achava que o átomo era a menor unidade da matéria possível, que não tinha outros elementos menores que o constituisse.

Modelo atômico de Dalton
Modelo atômico de Dalton

Modelo de Thomson

O tempo passou e descobriu-se que o átomo não era indivisível, ou seja, havia elementos menores que o constituiam. No modelo de Thomson o átomo era uma esfera carregada positavamente e partículas carregadas negativamente (elétrons) estavam presentes ali para neutralizar a carga e o átomo ser neutro.

Modelo atômico de Thomson
Modelo atômico de Thomson

Esse modelo também é conhecido como pudim de passas. Ganhou esse nome porque se olharmos bem o átomo parece um pudim com algumas passas em cima (elétrons) hahaha. É muita criatividade mesmo kkk

Modelo de Rutherford

Tempos depois, Rutherford através de um experimento descobriu que o átomo não era maciço como se pensava, mas que na verdade haviam espaços vazios. Além disso, descobriu que grande parte da massa estaria concentrada no centro (núcleo) com carga positiva e que essa carga era neutralizada por uma região negativa (eletrosfera) onde os elétrons giravam em torno do núcleo.

Modelo atômico de Rutherford
Modelo atômico de Rutherford

Modelo de Bohr

Pouco tempo depois, o senhor Bohr aperfeiçoou o modelo de Rutherford, dizendo que os elétrons giravam em órbita em torno do núcleo em trajetórias circulares.

Cada uma dessas órbitas circulares tem um nível de energia associado. O modelo de Bohr é como se fosse um sistema solar, o núcleo é o sol e os elétrons são os planetas.

Modelo atômico de Bohr
Modelo atômico de Bohr

Bem interessante essa linha do tempo, não é?

Até aqui já aprendemos bastante coisa sobre a estrutura atômica, mas não acaba por aqui não, ainda tem algumas coizitas a mais para você saber hahaha

Não se preocupa, aqui nós temos todo o conteúdo sobre esse assunto para você estudar sem complicação e arrasar na prova. Então faz o seguinte, confere o nosso Raio-X aqui em seguida, veja os conteúdos que temos, os nossos exercícios resolvidos e eu tenho certeza que não vai se arrepender se decidir ficar com a gente! 👇🏽

Acesse nosso guia de Estrutura Atômica

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Ciência e Engenharia de Materiais - Uma Introdução - William D. Callister Jr.