Construa perfis radiais de dureza para os seguintes casos:

  1. Uma amostra cilíndrica com 50 mm (2 in) de diâmetro de um aço 8640 que foi temperado em óleo sob agitação moderada.
  2. Uma amostra cilíndrica com 75 mm (3 in) de diâmetro de um aço 5140 que foi temperado em óleo sob agitação moderada.
  3. Uma amostra cilíndrica com 65 mm (2 1/2 in) de diâmetro de um aço 8620 que foi temperado em água sob agitação moderada.
  4. Uma amostra cilíndrica com 70 mm (2 3/4 in) de diâmetro de um aço 1040 que foi temperado em água sob agitação moderada.

Passo 1

Pra responder essa questão, precisamos olhar as curvas de dureza pra esse material e avaliar esses valores pra cada ponto da amostra.

Com esses dados podemos montar os nossos perfis.

Passo 2

Pra letra a: uma amostra cilíndrica com 50 mm (2 in) de diâmetro de um aço 8640 que foi temperado em óleo sob agitação moderada.

Vamos olhar no primeiro gráfico, na linha verde escura os valores de dureza para 50 mm e 25 mm pra montar o perfil, que vai ter essa cara aqui:

Passo 3

Pra letra b faremos a mesma coisa que fizemos pra letra a, só que pro aço 5150 e 75 e 37,5 mm.

Passo 4

Pra letra c seguimos a mesma ideia.

Passo 5

Pra letra d também!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Explique sucintamente a diferença entre dureza e temperabilidade.
Qual é a influência que a presença de elementos de liga (sem ser carbono) tem sobre a forma de uma curva de temperabilidade? Explique sucintamente esse efeito.
Que efeito você esperaria que uma diminuição no tamanho do grão da austenita tivesse sobre a temperabilidade de um aço? Por quê?
Compare a eficácia de uma têmpera em água sob agitação moderada e em óleo sob agitação moderada, colocando em um único gráfico os perfis radiais de dureza para amostras cilíndricas com 65 mm (2 1/2 in