Descreva sucintamente o fenômeno da histerese magnética e por que ela ocorre para os materiais ferromagnéticos e ferrimagnéticos.
Passo 1
Fala ai! Vamos entender então o que que é o fenômeno da histerese!
Primeiro vou responder a segunda pergunta... A histerese só acontece pros materiais ferromagnéticos e ferrimagnéticos porque são os únicos tipos de materiais que mantém alguma magnetização depois que se remove o campo magnético. Beleza? Os ferromagnéticos mantém a magnetização total e os ferrimagnéticos mantém uma parte.
A histerese acontece quando a gente inverte o direção do campo magnético, ou seja, você tá lá, aumentando o campo magnético ai do nada opa, vamo diminuir. Mas o que é a histerese? A histerese quer dizer que quando a gente inverte o campo magnético, os dipolos do material não voltam pelo mesmo caminho que eles foram. Ou seja, depois que você magnetizou o material, se você resolver diminuir a magnetização invertendo o campo, quando o campo magnético chegar a zero, o material ainda vai ter uma magnetização remanescente.
Vou explicar mais uma vez caso não tenha ficado muito claro (esse assunto é meio abstrato e nem sempre é tranquilo de entender).
Você vai aplicando um campo magnético e vai aumentando ele, ai os dipolos do material ficam lá todos alinhadinhos. Ai você dá a louca e resolver inverter o campo, quando o campo zerar, ainda vai ter um restinho de organização ali nos dipolos, que vai resultar numa magnetização remanescente.
Resposta
A histerese é o fenômeno em que a inversão do campo magnético não faz com que a magnetização do material volte da mesma forma que a magnetização inicial. E esse fenômeno só ocorre em materiais ferro e ferrimagnéticos porque são os materiais capazes de manter a magnetização depois que o campo magnético é retirado.