Enunciado
Ciência dos Materiais - Callister - Ciência e Engenharia de Materiais. Uma Introdução- Ed: 8º - Capítulo 10.Perguntas e Problemas - Ex. 19
Faça uma cópia do diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutetoide () e então esboce e identifique nesse diagrama as trajetórias tempo-temperatura para produzir as seguintes microestruturas:
(a) perlita fina
(b) martensita revenida
(c) perlita grosseira, bainita emartensita.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
Para o item (a) temos que formar uma microestrutura de perlita fina.
Podemos realizar o seguinte procedimento:
Saindo da temperatura de em que possuímos uma austenita homogênea, ao resfriarmos rapidamente até a temperatura de , ficaremos totalmente na zona que indica que teremos de austenita.
Se mantivermos essa condição por converteremos cerca de da austenita em perlita fina por se tratar de uma temperatura mais baixa.
Aplicando a Têmpera (resfriamento rápido) até a temperatura ambiente, cruzaremos a temperatura e os de perlita fina se manterão, uma vez que não temos mais austenita. Observe no diagrama abaixo o caminho:
Passo 2
Para o item (b) temos que formar uma microestrutura de martensita temperada.
Podemos realizar o seguinte procedimento:
Saindo da temperatura de em que possuímos uma austenita homogênea, ao resfriarmos rapidamente até a temperatura de , ficaremos totalmente na zona que indica que teremos de austenita.
Se mantivermos essa condição por ainda teremos cerca de da austenita e a têmpera posterior transforma tudo em martensita.
O reaquecimento a e a manutenção por não convertem a martensita novamente em austenita. Como não temos mais austenita, a curva não é útil para nós.
Com o reaquecimento, o processo converte a fase metaestável da martensita nas fases de equilíbrio da ferrita e da cementita.
Portanto, a microestrutura final seria de martensita temperada. Observe no diagrama abaixo o caminho:
Passo 3
Para o item (b) temos que formar uma microestrutura de perlita, de martensita e de bainita.
Podemos realizar o seguinte procedimento:
Ao resfriarmos rapidamente até a temperatura de , ficaremos totalmente na zona que indica que teremos de austenita.
Se mantivermos essa condição por , podemos dizer que cerca de da austenita se converterá na estrutura perlita.
O resfriamento rápido até não altera nada e ainda teremos de perlita e de austenita. O relógio então reinicia para a austenita que ainda pode ser transformada.
Mantendo essa condição por converterá cerca de da austenita restante em bainita. Como de é , teremos nesta condição, de austenita, de bainita e de perlita.
Aplicando a Têmpera (resfriamento rápido) até a temperatura ambiente, cruzaremos a temperatura e os de austenita são totalmente convertidos em martensita.
A microestrutura resultante será de perlita, de martensita e de bainita. Observe no diagrama abaixo o caminho:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)