As peças de vidro também podem ser reforçadas por têmpera química. Com este procedimento, a superfície de vidro é colocada em estado de compressão através da troca de alguns dos cátions próximos à superfície com outros cátions de maior diâmetro. Sugerir um tipo de cátions que, ao substituir o Na+, induzirá a têmpera química em um vidro com cal sodada.

Passo 1

Certo galera, vamos lá! A têmpera química será realizada por substituição, por Na+, outro cation monovalente com um diâmetro ligeiramente maior. Da Tabela 12.3, tanto K+ como Cs+ preenchem estes critérios, tendo raios iônicos de 0,138 e 0,170 nm, respectivamente, que são maiores que o raio iônico de Na+ (0,102 nm). Na verdade, os copos de cal sodada são temperados por uma troca iónica de K+-Na+.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em termos de ligações, explique por que os silicatos têm massas específicas relativamente baixas.
Você espera que existam concentrações relativamente elevadas de defeitos de Frenkel aniônicos em cerâmicas iônicas? Por que sim, ou por que não?
Calcule o número de defeitos de Frenkel por metro cúbico no óxido de zinco a 1000ºC. A energia para a formação do defeito é de 2.51 eV, enquanto a massa específica do Z n O é de 5.55 g / c m 3 a 1000º
Calcule a fração dos sítios da rede cristalina que são defeitos de Schottky para o cloreto de sódio na sua temperatura de fusão (801℃). Considere uma energia para formação do defeito de 2,3 eV.
Se o óxido cúprico (CuO) é exposto a atmosferas redutoras em temperaturas elevadas, alguns dos íons C u 2 + irão se tornar íons C u + . Sob essas circunstâncias, cite um defeito cristalino cuja formaç