A soda e a cal são adicionadas a um lote de vidro sob a forma de carbonato de sódio ( N a 2 C O 3 ) e calcário. Durante o aquecimento, estes dois ingredientes decompõem-se para libertar dióxido de carbono ( C O 2 ) , sendo os produtos resultantes a soda e a cal. Calcule o peso de carbonato de sódio e calcário que deve ser adicionado a 100   l b m de quartzo ( S i O 2 ) para produzir um copo de composição de 75 % p   S i O 2 , 15 % p   N a 2 O e 10 % p   C a O .

Passo 1

Certo galera, vamos lá! Que x seja igual ao peso de N a 2 O e y igual ao peso de C a O . Então, empregando de uma forma modificada Equação 4.3, podemos escrever as seguintes expressões para as concentrações de N a 2 O e C a O :

Resolver para x e y a partir destas duas expressões nos retorna

Passo 2

Agora para calcular os pesos de N a 2 C O 3 e C a C O 3 , devemos empregar os pesos moleculares. Os pesos moleculares de N a 2 C O 3 e N a 2 O seguem abaixo:

Logo, a massa de N a 2 C O 3 é igual a:

Passo 3

Da mesma forma, para calcular os pesos moleculares de C a C O 3 e C a O , temos:

Logo, a massa de C a C O 3 é igual a:

Resposta

m N a 2 C O 3 = 34.2   l b m

m C a   C O 3 = 23.7   l b m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os vidros de borossilicato e a sílica fundida são resistentes ao choque térmico. Porque é que isto acontece?
Compare as temperaturas nas quais os vidros de cal solda, o borossilicato, 96% de sílica e a sílica fundida podem ser recozidos.
(a) Explicar porque é que são introduzidas tensões térmicas residuais numa peça de vidro quando esta é arrefecida. (b) As tensões térmicas são introduzidas no aquecimento? Porquê ou porque não?
Compare os pontos de amolecimento para 96% de sílica, borosilicato e vidros de cal soda.
Para muitos materiais viscosos, a viscosidade η pode ser definida em termos da expressãoonde σ e de/dt são, respectivamente, a tensão de tração e a taxa de deformação. Uma amostra cilíndrica de um vid