A viscosidade η de um vidro varia com a temperatura de acordo com a relação

onde Qvis é a energia de ativação para o fluxo viscoso, A é uma constante independente da temperatura, e R e T são, respectivamente, a constante do gás e a temperatura absoluta. Um gráfico de ln η versus l/T deve ser quase linear, e com um declive de Qvis /R. Usando os dados da Figura 13.7, (a) fazer tal gráfico para o vidro borossilicato, e (b) determinar a energia de ativação entre as temperaturas de 500 e 900°C.

Passo 1

Certo galera, vamos lá! (a) Abaixo é mostrada a viscosidade do logaritmo versus o recíproco do gráfico de temperatura para o vidro borossilicato, usando os dados da Figura 13.7. A linha tracejada foi traçada através dos pontos de dados correspondentes a temperaturas entre 500 e 900ºC (conforme estipulado na declaração do problema).

Passo 2

(b) A energia de ativação, Qvis, pode ser computada de acordo com,

Pegando 1 / T 1 e 1 / T 2 como 0.8 × 10 - 3 e 1.3 × 10 - 3   K - 1 , respectivamente, então os correspondentes valores de η 1 e η 2 serão 10.59 e 32.50 . Portanto,

Resposta

a )   G r a f i c o   n o   p a s s o   1

b )   Q v i s = 364000   J / m o l

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Selecione um ou mais dos seguintes itens ou dispositivos modernos e faça uma busca na internet para determinar qual (is) material (is) específico (s) é (são) usado (s) e quais propriedades específicas
Defina sucintamente o termo estequiométrico em suas próprias palavras.
Em termos de ligações, explique por que os silicatos têm massas específicas relativamente baixas.
Você espera que existam concentrações relativamente elevadas de defeitos de Frenkel aniônicos em cerâmicas iônicas? Por que sim, ou por que não?
Quais defeitos pontuais são possíveis para o A l 2 O 3 , como uma impureza no M g O ? Quantos íons A l 3 + devem ser adicionados para formar cada um desses defeitos?