5 O circuito divisor de tensão mostrado na Figura P3.45 é projetado de modo que a tensão a vazio de saída seja 7/9 da tensão de entrada. Um voltímetro de d’Arsonval, de sensibilidade 100 V/V e fundo de escala de 200 V, é usado para verificar o funcionamento do circuito. a) Qual será a leitura do voltímetro se ele for ligado aos terminais da fonte de 180 V? b) Qual será a leitura se o voltímetro for ligado aos terminais do resistor de 70 kV? c) Qual será a leitura se o voltímetro for ligado aos terminais do resistor de 20 kV? d) As leituras obtidas pelo voltímetro em (b) e (c) serão adicionadas à leitura registrada em (a)? Explique sua resposta.
Passo 1
Primeiro preciso que você se ligue na figura, preste muita atenção pois muita informação sobre como resolver uma questão vem daí.
- Desde que o voltímetro está conectado em paralelo com a tensão de 180 V, o valor da tensão medida será de 180 V. Não tem mistério aqui.
- Se nó colocarmos o voltímetro em paralelo com o resistor de nós poderemos encontrar a resistência equivalente
- Se nó colocarmos o voltímetro em paralelo com o resistor de nós poderemos encontrar a resistência equivalente
Passo 2
Agora que temos R e 20 em serie, podemos utilizar o divisor de tensão e encontrar a tensão
Passo 3
Agora nós temos o resistor R e o resistor 70 em serie e podemos utilizar o divisor de tensão para nos ajudar
e da parte a) temos v = 180 V. A razão pela qual esses dois valores não são iguais é que o voltímetro tem uma resistência interna que é aproximadamente do tamanho dos resistores do circuito. Se tivéssemos um voltímetro ideal R = esses dois valores serão iguais
Resposta
- 180 V
- 78.73 V
- 22.5 V
- Não irá