Enunciado

Uma fonte de tensão fornece um sinal de amplitude constante, de 0 a 40 k H z , a um filtro passa-baixas RC. Um resistor de carga, ligado em paralelo ao capacitor, tem sua tensão máxima em:

Passo 1

Bem , a primeira informação que nos é dada, é que a amplitude de V é constante, variando a sua frequência de 0   H z (Corrente Continua) até 40 K H z (Corrente Alternada).

A tensão de entrada Vi é aplicada sobre um filtro passa-baixas RC, ou seja, trata-se de um circuito composto por um Resistor em série com um Capacitor, onde a tensão de saída Vo é coletada sobre o capacitor.

Passo 2

Em paralelo ao capacitor é acoplado um resistor de carga R c

Passo 3

Te liga ai!

Uma boa forma de se analisar o que fora pedido ( Qual a frequência onde a tensão sobre Rc será máxima?) é analisar o circuito por meio de resistência e reatância, no caso em questão reatância capacitiva.

Relembrando que a Reatância capacitiva (parte imaginária da impedância) é da da por:

X c = 1 2 π f C

Passo 4

Já estamos chegando ao fim : )   , esse é o ultimo passo, prometo!

Como o capacitor é em teoria o único que sofre com a variação da frequência, podemos concluir que a chave da questão está sobre este. E mais especificamente sobre a reatância deste.

De posse de um capacitor o único valor veriável na reatância é a frequência.

Portanto para a frequência nula (Corrente Continua) o valor de tensão sobre o capacitor será máximo, pois este irá se comportar como um circuito aberto, em contrapartida a esta frequência a tensão sobre o resistor de carga também será máximo, pois ambos estão em paralelo.

Resposta

Item a) CC

Ver Outros Exercícios desse livro