65. Um galvanômetro de d’Arsonval com resistência interna de 1 k Ω requer 10   m A para produzir uma deflexão de fundo escala. Calcule o valor de uma resistência em série necessária para medir 50   V de fundo de escala.

Passo 1

Bom! Para resolver esse problema, só precisamos usar apenas uma equação.

O que nós queremos é determinar o valor do resistor multiplicador R n que deve ser conectado em série com a resistência interna R m do voltímetro, no caso o galvanômetro.

Por isso, basta usar a equação a seguir:

R n = V f s I f s - R m

Onde V f s é o valor de fundo de escala que deve ser medido, de 50   V e I f s é a corrente exigida, de 10   m A . Sendo assim; substituindo os valores numéricos correspondentes, obtemos a seguinte resposta:

R n = 50   V 10 ⋅ 10 - 3   A - 1000   Ω

R n = 5000   Ω - 1000   Ω

R n = 4000   Ω = 4   k Ω

Resposta

R n = 4000   Ω = 4   k Ω

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um resistor de 6 kΩ é conectado a uma bateria e uma corrente de 2 mA flui no circuito. Que corrente fluirá se a bateria for conectada a um resistor de 40Ω? Qual a tensão nos terminais da bateria?
Uma bateria de 6 V é conectada às extremidades de um fio de 1000 pés de comprimento e uma corrente de 12 mA flui. Qual a resistência por pé do fio?
Uma torradeira é essencialmente um resistor que se aquece quando uma corrente o percorre. Se uma torradeira dissipa 960 W com 120 V de tensão, calcule sua corrente e sua resistência.