Qual é a diferença entre as propriedades intensivas e extensivas?
Passo 1
A maior dica para gravarmos essa diferença é lembrar o motivo de uma propriedade extensiva ter esse nome. Essa razão é justamente a diferença entre esses dois tipos de propriedade.
- Para isso, vamos primeiro imaginar a fronteira de um sistema expandindo e englobando cada vez mais a substância que está ao seu redor.
- Depois, vamos verificar o efeito dessa expansão de fronteira sobre as propriedades intensivas, como a temperatura e a pressão.
- Por último, vamos verificar o efeito dessa expansão sobre propriedades extensivas, como o volume e a massa.
Agora vamos comparar como cada classe varia, conforme a região cresce do sistema A para o sistema C.
Passo 2
Ao longo do processo de expansão da fronteira, o sistema ampliado pode englobar regiões mais quentes ou mais frias, com pressão maior ou menor que os valores iniciais.
Portanto, essas quantidades não são proporcionais a esse crescimento. Em outras palavras, elas são independentes da extensão do sistema, por variarem aleatoriamente como esse tamanho.
No exemplo da figura, foi considerado que as temperaturas e pressões em cada ponto do sistema são idênticas. Logo, suas médias não variam com a expansão. Isso ilustra a independência entre propriedades intensivas e o volume do sistema.
Passo 3
Agora vamos verificar o efeito da expansão sobre as propriedades extensivas, observando a variação dos valores da massa e do volume durante o processo.
Observamos pela imagem, que os valores de massa e volume sempre aumentam com o crescimento da fronteira. Ou seja, ao contrário das propriedades intensivas, as propriedades extensivas são proporcionais à extensão do sistema. Por isso elas têm esse nome!
Resposta
A diferença entre propriedade extensiva e intensiva é que a propriedade extensiva é proporcional à extensão do sistema e a propriedade intensiva é independente desse tamanho.