Os aços de alta resistência e baixa liga com tratamento térmico são aqueles, que possuem em sua constituição os elementos de liga com teor:
a) Inferior a
.
c) Inferior a 2%.
b) Superior a
.
d) Superior a 2%.
a) Inferior a
c) Inferior a 2%.
b) Superior a
d) Superior a 2%.
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado pergunta sobre os aços de alta resistência e baixa liga com tratamento térmico e quais são os teores dos elementos de liga que caracterizam esses aços. Vamos precisar entender um pouquinho sobre o que são esses aços e quais são os teores comuns de elementos de liga neles.
Passo 2
Primeiro, aços de alta resistência e baixa liga (HSLA) são aços que têm elementos de liga adicionados em pequenas quantidades para melhorar suas propriedades mecânicas, como resistência e tenacidade, sem aumentar muito a quantidade de carbono. Eles são chamados de “baixa liga” porque a quantidade total de elementos de liga é relativamente baixa.
Passo 3
Os elementos de liga comuns em HSLA incluem manganês (Mn), silício (Si), cobre (Cu), níquel (Ni), cromo (Cr), molibdênio (Mo), vanádio (V), nióbio (Nb) e titânio (Ti), entre outros. A quantidade total desses elementos geralmente fica abaixo de 1% do peso do aço. Isso é importante porque uma baixa quantidade de liga mantém o custo e a facilidade de fabricação do aço, enquanto ainda melhora suas propriedades.
Passo 4
Agora, vamos analisar as opções:
a) Inferior a 1 %.
b) Superior a 1 %.
c) Inferior a 2 %.
d) Superior a 2 %.
Considerando que os HSLA geralmente têm teores de elementos de liga abaixo de 1%, a opção a) se encaixa perfeitamente.
Resposta
A alternativa correta é a a) Inferior a 1 %.