Além da pressão absoluta, quais outras formas de pressão podem ser medidas por sensores de pressão?
Passo 1
Beleza, o enunciado tá perguntando: além da pressão absoluta, que outras formas de pressão os sensores de pressão conseguem medir? Vamos precisar entender os diferentes tipos de pressão e como os sensores funcionam pra cada um deles.
Passo 2
Primeiro, vamos relembrar o que é pressão absoluta. É a pressão medida em relação ao vácuo perfeito, ou seja, sem considerar a pressão atmosférica. Agora, além dela, os sensores também conseguem medir a pressão manométrica.
Pressão Manométrica (ou Pressão Relativa) é a pressão medida em relação à pressão atmosférica. Por exemplo, quando você mede a pressão dos pneus do carro, está medindo a pressão manométrica. Se a pressão absoluta é a soma da pressão manométrica com a pressão atmosférica, temos:
Passo 3
Outra forma é a pressão diferencial. Ela é a diferença entre duas pressões em pontos diferentes. É muito útil em aplicações como medição de fluxos ou identificação de vazamentos. Por exemplo, em um sistema de ar condicionado, sensores diferenciais podem monitorar a diferença de pressão entre duas tubulações.
Passo 4
Além disso, temos a pressão dinâmica, que está relacionada ao movimento de um fluido. Ela é a parte da pressão que está associada à velocidade do fluido. Sensores específicos conseguem medir essa pressão para calcular a velocidade do fluxo, usando a equação de Bernoulli.
Resposta
Além da pressão absoluta, os sensores de pressão podem medir a pressão manométrica (ou relativa), a pressão diferencial e a pressão dinâmica.